Introdução: A disciplina de Ciências Morfológicas é conhecida por sua complexidade e pela grande quantidade de conteúdos teóricos e práticos, o que a torna desafiadora para os estudantes. Atuando como monitora voluntária, percebi a necessidade de adotar recursos didáticos mais criativos e visuais para facilitar a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a monitoria se apresentou como uma oportunidade de aplicar recursos criativos, especialmente visuais, contribuindo de forma significativa para o processo de ensino projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC). Objetivo: Relatar minha experiência como monitora, com ênfase na criação de recursos didáticos visuais utilizando a plataforma Canva e na elaboração voltados para o ensino da anatomia. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, baseado nas atividades realizadas com alunos de cursos variados da saúde, durante os meses de março a maio de 2025, no contexto das aulas da disciplina de Ciências Morfológicas. Com o objetivo de tornar o conteúdo mais compreensível, elaborei slides objetivos e ilustrativos por meio do Canva, facilitando a visualização das estruturas anatômicas e suas relações funcionais. Também produzi estudos dirigidos com questões reflexivas, esquemas e resumos, que serviram de apoio à revisão e fixação do conteúdo. Todo o material foi validado pelo professor responsável e utilizado durante as aulas práticas de monitoria. Resultados parciais e Discussão: A utilização de recursos visuais contribuiu para tornar as aulas mais didáticas e despertou maior interesse dos alunos. Os slides facilitaram a abordagem de conteúdos mais densos, enquanto os estudos dirigidos incentivaram a autonomia e a revisão dos temas trabalhados. Essa vivência também está sendo enriquecedora para mim, enquanto monitora, proporcionando o desenvolvimento de habilidades como didática, organização, criatividade e comunicação. Considerações Finais: A atuação como monitora na disciplina de Ciências Morfológicas tem sido uma experiência valiosa, contribuindo para o meucrescimento acadêmico e pessoal. A utilização de recursos visuais, especialmente por meio da plataforma Canva, tem se mostrado eficaz no ensino da anatomia, tornando as aulas mais dinâmicas e acessiveis. Até o momento a experiência tem reforçado a importância da monitoria como suporte tanto para os alunos quanto para o professor.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.